Ao GR1, Maria Clara promete passe livre para professores e estudantes, valorizar servidores da saúde e criar escolas técnicas em Petrolina


A candidata da UP foi entrevistada na série realizada pela TV Grande Rio com os candidatos à Prefeitura de Petrolina. GR1 entrevista Maria Clara (UP), candidata à prefeitura de Petrolina
A candidata da Unidade Popular (UP) à Prefeitura de Petrolina, Maria Clara, disse em entrevista exibida no GR1, desta sexta-feira (27), que vai valorizar os profissionais da atenção básica de saúde, criar escolas técnicas para o ensino agrícola e dar passe livre no transporte público para professores e estudantes. (veja entrevista completa no vídeo acima).
Maria Clara, candidata da UP, à prefeitura de Petrolina em entrevista ao GR1
Emerson Rocha /g1 Petrolina
Por pertencer a um partido que não conseguiu superar a cláusula de barreira – dispositivo que estabelece critérios para que siglas possam acessar o fundo partidário e propaganda eleitoral gratuita – a entrevista com Maria Clara foi gravada e teve duração de cinco minutos.
Os quatro candidatos que concorrem pelos partidos que superaram a chamada cláusula de barreira foram entrevistados pelo jornalista Clédiston Ancelmo. As entrevistas tiveram duração de 20 minutos, e as íntegras ficarão disponíveis no Globoplay.
A ordem dos entrevistados foi definida em sorteio com os representantes de cada campanha, em reunião realizada na sede da emissora, no dia 29 de agosto.
Maria Clara, candidata da UP, à prefeitura de Petrolina em entrevista ao GR1
Emerson Rocha /g1 Petrolina
Saúde
Maria Clara foi questionada sobre como pretende garantir o funcionamento e ofertas de serviços nas Unidades Básicas.
“Nossas principais propostas voltadas para saúde, pôr a gente utilizar os postinhos, as UBS, são justamente de valorização dos profissionais que estão na atenção básica e também na oferta de medicação e serviços que atendam, de fato, a demanda”.
Educação
Sobre educação, a candidata da UP falou do projeto de criação de escolas técnicas para o ensino agrícola em Petrolina.
“As escolas técnicas elas visam, justamente, a valorização de uma coisa que é muito importante para nossa cidade, que é a agricultura, e a valorização dos trabalhadores., que são principalmente da agricultura familiar”.
Infraestrutura
Maria Clara falou sobre os planos para o abastecimento d’água e saneamento de Petrolina.
“Nossa principal proposta de infraestrutura é a criação dos ETEs, que são Estações de Tratamento de Esgotos, para gente não só parar de jogar esgoto no rio, que é uma coisa absurda que acontece aqui em Petrolina, tratar água, mas também uma ETE que vai ser autossustentável e água tratada vai funcionar, inclusive, para a irrigação no nosso município”.
Mobilidade Urbana
A candidata falou sobre a proposta de implantação do passe livre para estudantes e professores.
“A gente vê que o transporte coletivo é muito importante para a população, justamente a população trabalhadora. E a gente tem como principal proposta para iniciar isso, que vai ser a municipalização do transporte coletivo, mas iniciando com passe livre pra os estudantes e professores e isso vai acontecer de forma muito fácil, inclusive, porque boa parte do nosso orçamento está indo para uma empresa privada que não está dando retorno para nossa população”.
Biografia
Maria clara tem 23 anos, é natural de Petrolina e estudante do curso de psicologia. A estudante atua como sindicalista, onde iniciou sua militância pela União dos Estudantes de Pernambuco (UEP Cândido Pinto). Essa será a primeira vez que Maria Clara vai disputar um cargo nas eleições.
Atualmente a sindicalista milita no movimento luta de classes, junto ao Sindicato dos Enfermeiros e Enfermeiras do Estado de Pernambuco (Seepe). Além de assessorar o Sindicato dos Enfermeiros e Enfermeiras de Pernambuco, em Petrolina.
Vídeos: Entrevistas dos candidatos à prefeitura de Petrolina no GR1